segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Fumo:

Pulmão de não fumante e pulmão de fumante

O dia 29 de agosto foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo, quando são desenvolvidas campanhas alertando as pessoas dos males que o cigarro causa.
Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.
A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc.
O fumo é uma planta variável em mais de sessenta espécies, que podem ser preparadas para mascar, cheirar ou fumar. Porém, apenas algumas delas são cultivadas para o processo de industrialização.
O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.
O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. Com isso, o tratamento volta-se para psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa), inaladores ou sprays nasais.
Os maiores produtores de fumo do Brasil são os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia.
As espécies mais cultivadas são de fumo para cigarro, charuto, cachimbo e o fumo de corda (aquele de rolo).
O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.
O tratamento do câncer de pulmão é de muito sofrimento e dor, tanto para o paciente quanto para sua família, pois é um tipo de câncer que pode levar facilmente ao óbito, em razão da sua capacidade de se disseminar para outras áreas do corpo.
Além das medicações que são fortes e causam efeitos colaterais no organismo, o paciente deve passar por sessões de quimioterapia, radioterapia, além de passar por procedimentos cirúrgicos.
Durante o tratamento, o paciente sente fortes dores no corpo, fica fragilizado e sem resistência, perde os cabelos, sofre com aftas e feridas na boca, náuseas e vômitos constantes, emagrece muito, fica anêmico e pode ou não apresentar febre (em razão da infecção).
Pessoas que não fumam devem ficar alertas, pois a inalação da fumaça do cigarro, mesmo que de outra pessoa, causa os mesmos males, sendo consideradas fumantes passivas. Outras nada podem fazer, como no caso de crianças que convivem com pais que fumam ou mesmo recebem a nicotina ainda na barriga da mãe.
Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo.
Ajude, oriente, participe, essa campanha precisa de você!
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

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Projeto de Inclusão Digital

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Mais Educação na nossa U.E.:

Mais um ano que nossa U.E.
está "bombando" com o
 "Projeto Mais Educação",
com a Coordenação
 ProfªCláudia Cabral!!
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Projeto de Inclusão Digital

O Programa de Correção de Fluxo Escolar na nossa U.E.:

O Programa de Correção de Fluxo Escolar acontece em duas etapas:
para alfabetizar e acelerar a aprendizagem dos alunos.
 As aulas são realizadas na mesma Unidade Escolar
e no horário em que os alunos estudam. 

PROGRAMA ALFA & BETO EM EXECUÇÃO PELOS PROFESSORES -
CIEP PARQUE AURORA - 2011
DISTORÇÃO SÉRIE / IDADE

Objetivo do Alfa & Beto - O objetivo do IAB (Instituto Alfa e Beto) é promover e disseminar o hábito de leitura em casa. Para tanto, o IAB está desenvolvendo e implementando, em parceria com outras instituições, programas e projetos de âmbito nacional ou local. As atividades incluem a publicação de catálogos, livros, vídeos e materiais para capacitação, estratégias de intervenção direta em programas de visitação domiciliar, capacitação de leitores e agentes de leitura e pesquisas.
Postado por Profª Rita
Projeto de Inclusão Digital

terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Projeto EducaCine" no CIEP

Por meio do "Projeto EducaCine", a SMEC possibilitou aos nossos estudantes do 6º Ano
o acesso a essa grande arte, o cinema.
Eles foram ao Palácio da Cultura, e por sinal, gostaram muito de assistir
ao filme: "Quem quer ser um milionário?"

Objetivos Gerais do Projeto:
  • Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem e audiovisual;
  • Apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;
  • Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;
  • Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;
  • Estimular os alunos da rede pública municipal a criarem o hábito de frequentar o Cinema, estimulando assim, o aprendizado cultural e artístico;
  • Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos da rede municipal de ensino.
Postado por Profª Rita
Projeto de Inclusão Digital

Folclore:

Palácio da Cultura apresenta no Dia do Folclore:
Projeto Lendas e Folclore


     A criançada da Escola Municipal Rotary I teve uma tarde diferente e muito divertida nesta segunda-feira (22), no Palácio da Cultura, através do Projeto “Biblioteca vai à Escola”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O encontro foi realizado em função do Dia do Folclore, comemorado neste dia 22.
   Dezenas de alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental participaram de atividades alusivas ao folclore, como cantigas de roda, musicalização e dramatização de histórias, uma roda de capoeira, contação de lendas, além de descobrirem um pouco mais sobre os costumes e a culinária, referente ao folclore. Segundo a pedagoga Ana Nery, atividades fazem parte do projeto “Lendas e Folclore no Palácio”.
- Este projeto foi elaborado pelo Departamento de Literatura em parceria com a Biblioteca Nilo Peçanha e com a Fundação Zumbi dos Palmares. Ele é realizado todo ano, no dia 22 de agosto, que é comemorado o Dia do Folclore. O principal objetivo é resgatar as lendas folclóricas e apresentá-las para as crianças, fazendo com que elas passem a conhecer um pouco mais da cultura geral -, comentou.
José de Oliveira, aluno do 4ª ano, ficou encantado com tudo que viu e ouviu. “Eu achei muito legal. Foi um momento importante pra gente conhecer mais sobre as histórias e sobre a cultura também”, disse o menino, de apenas 10 anos.

Fonte: http://campos24horas.com.br/site2/geral/palacio2208/

Postado por Profª Rita
Projeto de Inclusão Digital

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alunos para 2ª fase da OBMEP

Abaixo, listagem dos nossos alunos
que passaram p/ 2ª fase da
Olimpíada Brasileira de
Matemática das
Escolas Públicas:

6º Ano:
  • Franciele Alves
  • Thalia Rodrigues
7º Ano:
  • Lucimara Correia Coutinho
  • Luiz Paulo de Jesus da Silva
  • Nacyra Silva de Miranda
8º Ano:
  • Lorranny Fontes Fernandes
  • Rayza Apolinário Alves
Continuamos na torcida!!!
Postado por Profª Rita
Projeto de Inclusão Digital

7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas:

Aconteceu nesta 4ªf (17/08/11)
a 1ª etapa da VII Olimpíada
 Brasileira de Matemática
na U.E. para nossos alunos
de 6º ao 9º Ano.
Nós professores
estamos na torcida!!!


Postado por Profª Rita
do Projeto de Inclusão Digital

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 de Agosto - Dia da Informática!!!

A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.
Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
Desde seus primórdios no século XX, quando possuía finalidade exclusivamente científica e militar, a informática já era usada pelos governos, como a Alemanha e os Estados Unidos. Ainda hoje, computadores são utilizados para rastrear e orientar naves e tanques, e também organizar planejamentos estratégicos e armazenar dados militares.
Os governos dos países utilizam a informática no recenseamento, agilizando sua apuração, e também para disponibilizá-la à população. É o que você pode conferir aqui no IBGE: oferecemos informação pela Internet e por softwares de recuperação de dados.
Os bancos também monitoram contas e cadastros através da informática; pessoas no mundo todo podem conversar em tempo real através de computadores; crianças podem aprender através da informática e já existem até cursos à distância facilitados pelo computador e pela Internet.
Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua; não poderíamos manter os satélites no espaço; não transmitiríamos as notícias tão rápido e com tamanho alcance; demoraríamos horas para conseguirmos certos resultados de cálculos ou determinadas pesquisas; certos aparelhos de hospitais não existiriam e os exames de laboratório não seriam tão precisos. E por aí vai...

A ÁRVORE GENEALÓGICA DOS COMPUTADORES
Qual o computador de última geração?
As mudanças são tão rápidas que ninguém sabe dizer com certeza. Mas é possível acompanhar a evolução de várias eras de computadores, que a maioria dos estudiosos divide em cinco gerações.

Acompanhe aqui a árvore genealógica da informática!
  • A primeira geração : funcionando por meio de válvulas a vácuo, compreende o período de 1940 a 1952. As informações eram gravadas em cartões perfurados.
  • A segunda geração : de 1953 a 1964, a partir de transistores. Com a diminuição do tamanho das máquinas, seu uso se estende à área administrativa e gerencial (antes era restrita ao campo científico e militar).
  • A terceira geração : é a dos circuitos integrados, que reinaram de 1964 a 1971.
  • A quarta geração : é a dos microprocessadores, até 1981. Os computadores ficam bem menores e surgem novas linguagens. Nasce a teleinformática (possibilidade de computadores trocarem dados entre si através de rede).
  • A quinta geração : a partir de 1981, é a vez dos computadores pessoais (PCs) e VLSI, com alta velocidade e interatividade.



Retirado do site: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais

Postado por Profª Rita
Projeto de Inclusão Digital

Dia dos Pais!!

FELIZ DIA DOS PAIS!!
Postado por Rita
Profª do Projeto de Inclusão Digital

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Encontro Pedagógico da PMCG

Encontro Pedagógico

Segue, abaixo, o folder com a Programação:



                                                                                                                                                                  
Postado por Profª Rita
Projeto de Inclusão Digital