quarta-feira, 4 de maio de 2011

EJA- ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

ATIVIDADE REALIZADA NO MÊS DE ABRIL

FÁBULA: O ECO


“Um pai levou o filho ao parque de diversões. Lá, chamou a atenção do menino uma placa na qual estava escrita “Sala dos ecos”.


Curioso, o garoto perguntou ao pai o que era “eco”. Levando a criança até o local, o pai lhe explicou: “Meu filho, para tudo o que você disser nesta sala, imediatamente obterá resposta.”

O menino achou aquilo muito interessante e logo entrou na sala, gritando: “Buuurrrrooo!!!” E logo ouviu a resposta: “Buuurrrrooo! Buuurrrrooo!”

O garoto, não gostando do que escutou, revidou: “Feioooo!” E logo veio a resposta: “Feioooo! Feioooo!”

Cada vez mais irritado, o menino foi falando palavrões que voltaram para ele multiplicados. Então, desapontado e quase chorando, o menino pediu ao pai que o levasse embora daquele lugar, pois lá só havia pessoas mal-educadas.

Nesse momento, o pai explicou que o eco só estava repetindo aquilo que ele dizia. E prosseguiu: “Meu filho, se você quiser ouvir coisas boas, diga-as você primeiro.” E o pai começou a dizer: “Lindoooo!!” E o eco respondia: “Lindooooo!!” E em seguida: “Eu te amoooo!!” E ouvia a resposta: “Eu te amo!!”

O menino ficou maravilhado. E o pai completou, dizendo:

“A vida e como um eco: devolve-nos aquilo que depositamos nela.”


Disciplina: Produção de texto Ano de escolaridade: 6ª,7ª e 8ª fase Professora: Iara Conteúdo: Fábula Programas utilizados: BrOffice editor de texto e paint

 
Objetivos:

Usar o computador como recurso de leitura e escrita; reconhecer as principais características de uma fábula; reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto e usar a criatividade para ilustrá-lo.


Desenvolvimento:
A professora explicou o tema da aula. Em seguida foram levados a leitura da Fábula: “O eco”. Após uma discussão sobre a história lida e releitura com narração, os alunos digitaram no processador de texto a reescrita da fábula e ilustraram com o recurso do Paint. Durante o desenvolvimento das tarefas percebemos a motivação dos alunos ao utilizarem os recursos tecnológicos existentes na escola que enriqueceu as atividades e aperfeiçoou o processo ensino aprendizagem.


Postado pela Profª Elizabeth Rosário

do Projeto de Inclusão Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário