segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 de Agosto - Dia da Informática!!!

A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.
Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
Desde seus primórdios no século XX, quando possuía finalidade exclusivamente científica e militar, a informática já era usada pelos governos, como a Alemanha e os Estados Unidos. Ainda hoje, computadores são utilizados para rastrear e orientar naves e tanques, e também organizar planejamentos estratégicos e armazenar dados militares.
Os governos dos países utilizam a informática no recenseamento, agilizando sua apuração, e também para disponibilizá-la à população. É o que você pode conferir aqui no IBGE: oferecemos informação pela Internet e por softwares de recuperação de dados.
Os bancos também monitoram contas e cadastros através da informática; pessoas no mundo todo podem conversar em tempo real através de computadores; crianças podem aprender através da informática e já existem até cursos à distância facilitados pelo computador e pela Internet.
Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua; não poderíamos manter os satélites no espaço; não transmitiríamos as notícias tão rápido e com tamanho alcance; demoraríamos horas para conseguirmos certos resultados de cálculos ou determinadas pesquisas; certos aparelhos de hospitais não existiriam e os exames de laboratório não seriam tão precisos. E por aí vai...

A ÁRVORE GENEALÓGICA DOS COMPUTADORES
Qual o computador de última geração?
As mudanças são tão rápidas que ninguém sabe dizer com certeza. Mas é possível acompanhar a evolução de várias eras de computadores, que a maioria dos estudiosos divide em cinco gerações.

Acompanhe aqui a árvore genealógica da informática!
  • A primeira geração : funcionando por meio de válvulas a vácuo, compreende o período de 1940 a 1952. As informações eram gravadas em cartões perfurados.
  • A segunda geração : de 1953 a 1964, a partir de transistores. Com a diminuição do tamanho das máquinas, seu uso se estende à área administrativa e gerencial (antes era restrita ao campo científico e militar).
  • A terceira geração : é a dos circuitos integrados, que reinaram de 1964 a 1971.
  • A quarta geração : é a dos microprocessadores, até 1981. Os computadores ficam bem menores e surgem novas linguagens. Nasce a teleinformática (possibilidade de computadores trocarem dados entre si através de rede).
  • A quinta geração : a partir de 1981, é a vez dos computadores pessoais (PCs) e VLSI, com alta velocidade e interatividade.



Retirado do site: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais

Postado por Profª Rita
Projeto de Inclusão Digital

3 comentários:

  1. É indiscutível a importância da Informática nesta era digital em que vivemos. Portanto é imprescindível que o Projeto de inclusão Digital continue atuando nas escolas, pois nossos alunos devem estar antenados com este mundo digital de maneira criativa, dinâmica e colaborativa.

    Um abraço, Rita e parabéns pelo seu trabalho tão importante na vida dos alunos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, colega! Espero q possamos continuar realizando com êxito nosso Projeto de Inclusão Digital!!
    Abraços,
    Profª Rita

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas ... Podem ter certeza que o que estiver dentro das nossas possibilidades faremos para continuar o Projeto de Inclusão Digital.

    Obrigada pela parceria de sempre e pela dedicação de todos e todas vocês.

    Um abraço
    Tatiana Maciel

    ResponderExcluir